

Tratamento contra a Cocaína
Tratamento contra a Cocaína
A cocaína se encontra entre as drogas ilícitas mais consumidas mundialmente. Isso porque essa substância possui um custo relativamente baixo e uma grande disponibilidade no mundo das drogas. Assim, o abuso dessa substância se transformou em um grande problema de saúde pública em todo o mundo.
Além disso, a dependência da cocaína traz diversos prejuízos, tanto para a saúde quanto para a vida social, econômica e legal de quem a utiliza, tais como complicações neuropsiquiátricas, cardiovasculares, perda de emprego, isolamento e prisão, devido ao porte ilegal de drogas.
O tratamento da dependência química de cocaína é realizado por meio de uma abordagem multiprofissional — composta por medidas farmacológicas e psicoterapêuticas —, a partir de uma parceria entre a equipe de profissionais da saúde, os familiares, os amigos e o próprio indivíduo.
O objetivo principal do tratamento é manter o dependente químico abstinente da utilização da droga, a fim de prevenir os problemas sociais e de saúde, consequentes do abuso dessa substância.
Como cada pessoa é única, o tratamento também deve ser personalizado. Deve-se prestar atenção nas características do paciente, sua personalidade, seu tipo psicológico e sua história e relação com a droga (escutando e compreendendo, por exemplo, os motivos que levaram ao seu uso).

