

Tratamento Voluntário
Tratamento Voluntário
INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA PARA DEPENDENTES QUÍMICOS E ALCOÓLATRAS
O tratamento voluntário é a regra para o tratamento das pessoas que sofrem com algum tipo de dependência química. Isso porque ele é um tratamento menos invasivo e que respeita o ser humano em sua individualidade. As convenções de direitos humanos em todo o mundo veem com bons olhos o fato de as pessoas terem a oportunidade de decidirem por seu próprio tratamento.
Este módulo de tratamento também está a disposição de dependentes em situações mais críticas, quando estes passam a ter a consciência de que o uso do álcool e outras drogas está prejudicando seriamente as suas vidas.
Conscientes de que necessitam parar com o consumo do álcool e outras drogas e que somente através de um tratamento adequado, especializado e desenvolvido por profissionais qualificados da área da saúde, poderão encontrar o caminho da recuperação.
O primeiro pressuposto para que se inicie um processo de tratamento contra a dependência química de sucesso é que a pessoa passe a ter consciência da sua própria condição, que é a condição de dependente químico. Isso é fundamental para se dar início ao tratamento voluntário.
Claro que isso nunca é fácil porque não é uma tarefa muito simples fazer com que alguém reconheça tal coisa. Na maioria das vezes o que o dependente químico argumenta é que não está “viciado” e que consegue parar de utilizar o entorpecente quando quiser. E ele próprio acredita nisso! Até o dia que resolve parar e se depara com sua própria limitação, descobrindo que não tem mais controle sobre si.
O trabalho de conscientização desenvolvido por nossa equipe de profissionais é intenso, apresentando soluções para que o próprio paciente identifique que o problema não está somente no uso da droga, mas também no comportamento e na maneira de lidar com os desafios da vida.
